Ações reúnem atividades gratuitas de lazer neste domingo no Recife

Antônio Assis
0
Corrida de sacos no Museu da Cidade do Recife
Foto: Divulgação

Folha-PE

O domingo (28) no Recife estará recheado com atrações gratuitas para famílias e turistas. O Museu da Cidade do Recife comemora Dia do Brincar com oficina gratuita infantil de bonecos. Já o Recife Antigo de Coração vai estrear os polos da terceira idade e social. O evento acontece das 7h às 18h.

Caminhada
Os grupos da terceira idade abrem a programação do Recife Antigo de Coração, evento que ocorre todo último domingo mês, com uma caminhada pelo bairro, que partirá do Marco Zero, às 7h A Frevioca puxa o conjunto em volta do Recife Antigo e finaliza na Avenida Marques de Olinda, onde haverá atividades de lazer e saúde.

Porto Social
A avenida Rio Branco vai sediar o novo polo social, que vai receber iniciativas do Porto Social, aceleradora e incubadora de organizações não governamentais. A Associação Empreendeler, que incentiva crianças e adolescentes a empreender por meio da leitura e da contação de histórias, vai fazer desenvolver suas atividades com as pessoas que passarem pelo polo. 

Já a Lixo Amigo vai realizar ações educativas de conscientização sobre sustentabilidade e promoverá oficinas de reciclagem. Além disso, a Feirinha do Bem, com produtos de várias ONGs da cidade, estará aberta das 8h às 18h.

Carro antigo
Amantes de carros antigos podem visitar a exposição do Clube dos Automóveis de Pernambuco, na Avenida Alfredo Lisboa. Estarão em exposição veículos nacionais e importados com mais de 30 anos história.

Shows
Nesta edição, o Recife Antigo de Coração entrará no clima das festas de São João. Vão passar pelo palco do Marco Zero trio pé-de-serra, banda de pífanos, bailarinos. A partir das 15h30, o Maracatu Baque Mulher circula no bairro e, das 16h às 18h, o Clube do Samba, comandado pela cantora Karynna Spinelli, comanda a festa. A sambista vai receber as cantoras Dinah Santos, Leide do Banjo, Monica Feijó, Waleska Andrade, Selma do Samba, Nena Queiroga e Helena Cristina.

Brincadeiras
O polo infantil terá brincadeiras de rua, cama elástica, loconauta, piscina de bola e brinquedos infláveis, além de muro de escalada e o Jogão da Seturel, que apresenta os atrativos turísticos do Recife através de uma disputa de conhecimento sobre a cidade.

Esporte
No polo esportivo vai ter futebol, badminton, vôlei, parkuor, slackline, rugby e vôlei sentado. Além disso, de 8h às 11h, ocorre a Corrida dos Garçons, na Avenida Alfredo Lisboa. Ganha o competidor que chegar mais rápido ao final do percurso equilibrando bebidas em bandejas.

Saúde
No espaço "Saúde em Todo Lugar", a equipe da Secretaria de Saúde oferecerá medição de altura, peso, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de ações educativas sobre o combate do mosquito Aedes aegypt.

Ciclofaixa
Como ocorre todos os domingos e feriados, as ruas do bairro são fechadas para carros. A ciclofaixa estará montada e as feirinhas do Bom Jesus e do Prodarte, abertas ao público. 

Oficina
Das 15h às 17h, haverá uma oficina infantil gratuita de mamulengos no Museu da Cidade do Recife (MCR), localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Não é preciso inscrição prévia - basta chegar ao MCR e participar.

A oficina, a ser realizada no Dia Internacional do Brincar, 28 de maio, integra a programação "Brincar no Museu", iniciada este mês. Nos fins de semana, a ação desenvolve atividades para a criançada. Já ocorreram oficina de cartão e colagem e brincadeiras, como amarelinha, barra bandeira, corrida de saco, pescaria, coordenadas pela arte-educadora Rosa Campello.

Exposição
Atualmente, o Museu da Cidade do Recife está com duas exposições em cartaz: “Zeppelin: Recife-Rio”, que vai até o dia 21 de junho, e "1817 - Revolução Republicana". O MCR funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)