Alunos da rede municipal do Paulista visitam Paço do Frevo

Antônio Assis
0
 Um dia especial que ficará marcado na memória dos alunos da Escola Municipal Maranata, da Alameda Paulista. Depois de uma semana aprendendo em sala de aula sobre o ritmo mais legítimo do estado de Pernambuco – o frevo, 40 estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Paço do Frevo, no Recife Antigo, no bairro de mesmo nome, nesta terça-feira (21.02), para uma experiência enriquecedora através da aula prática.

Logo na entrada do espaço, a expectativa era visível nos olhos inquietos e curiosos dos estudantes, com idades de quatro e 14 anos, da educação infantil e do ensino fundamental. Afinal, era a primeira vez que a meninada pisava no templo sagrado do frevo.

Durante uma hora e meia de visita, os alunos aprenderam sobre a origem do frevo até os dias atuais, passos da dança e conheceram os estandartes dos blocos participantes do Carnaval.

A estudante do 4° ano do ensino fundamental Yasmin Ninhares, 9 anos, estava atenta a todos os detalhes que as monitoras passavam .Ela escrevia tudo em seu caderninho. “Eu anotei sobre o carnaval. A capoeira é irmã do frevo. Agora sei tudo sobre o frevo”, frisou.

Já o adolescente Davyd Messias, 10 anos, não parava quieto e interagia o tempo todo com a turma. Ele ficou feliz em visitar pela primeira o Paço do Frevo. “Eu achei ótimo passar o dia aqui. Aprendi que a sombrinha do frevo veio de um guarda chuva enorme que eles usavam para disfarçar das bandas militares”, enfatizou.

De acordo com Any Ximenes, gestora da Escola Municipal Maranata, a visita ao espaço cultural é o ápice de um projeto pedagógico sobre o ritmo pernambucano que foi feito em sala de aula. “A ideia é mudar a rotina dessas crianças que ficam em casa e os pais não têm condições de trazer para o passeio. Elas ficaram encantadas e aprenderam mais sobre o frevo”, disse.

A atividade cultural foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação. Na próxima quinta-feira (23.02), os alunos da Escola Municipal Maranata irão realizar exposições de trabalhos sobre máscaras, fantasias e marchinhas de carnaval.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Paulista

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)