Prévia da inflação de setembro desmoraliza ditado 'a preço de banana'

Antônio Assis
0
Variação foi divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira

Foto: JC Imagem

JC Online

Sabe o ditado "a preço de banana", que a gente usa para enfatizar coisas muito baratas? Pois em setembro não foi bem assim. A despeito da tendência de desaceleração da inflação, a prévia do IPCA para setembro divulgado nesta quinta-feira aponta uma alta de 22,09% no preço da banana d'ãgua no país.

Apesar de a banana estar mais cara no País, os dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (22) mostram viés de queda no grupo de alimentos, os principais responsáveis pela desaceleração na prévia da inflação no mês. Eles ficaram só 0,01% mais caros, após subirem 0,78% em agosto.

A prévia geral de setembro aponta para uma inflação de 0,23%, o menor índice para o mês desde 2009 (0,19%). No ano, a alta de preços acumulada é de 5,9%; nos últimos 12 meses, o acumulado é de 8,78%. Os dois números são menores se comparados ao período anterior.
Metodologia para medir inflação

A prévia é medida pelo IPCA-15, referente às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, nas regiões metropolitanas do Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Brasília e Goiânia.

A metodologia exatamente a mesma do IPCA, que é considerada a inflação oficial; a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.
Abaixo, as estatísticas completas da prévia da inflação de setembro:

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)