Galo 2017 homenageia os Guerreiros do Frevo

Antônio Assis
0
Desfile do Galo, que acontecerá em fevereiro de 2017, vai homenagear Alceu Valença e Jota Michiles
Foto: Twitter @jc_pe


Os pernambucanos já escutam os sinais do Carnaval. A 158 dias de uma das festas mais esperadas no Estado, a diretoria do Galo da Madrugada anunciou, na manhã de ontem, que Alceu Valença e Jota Michiles serão os grandes homenageados do bloco em 2017. O 40º desfile da agremiação está previsto para ocorrer no dia 25 de fevereiro, Sábado de Zé Pereira. Com o tema “Alceu Valença e Jota Michiles – Guerreiros do Frevo”, na data também serão celebrados os 50 anos da carreira de Michiles e os 70 anos de vida de Alceu.

Quem brinca na Quarta-Feira de Cinzas já pensando na festa do ano que vem pode esperar um repertório com mais de 100 frevos, anunciou Alceu Valença. “O Galo é o prenúncio de um sonho colorido que vai virar quatro dias de Carnaval”, afirmou o Maluco Beleza. Ele e Michiles possuem uma parceria marcante, que virou sinônimo de frevo. Bom Demais, Me segura se não eu caio e Diabo loiro, são algumas das músicas que resultaram desse encontro e hoje fazem parte do inconsciente coletivo de quem ama a festa. 

O presidente do Clube de Máscaras, Rômulo Meneses, ressaltou que a escolha dos homenageados se deu pela grande representatividade que a dupla tem no frevo e no Carnaval, união que, segundo ele, projeta a cultura pernambucana internacionalmente.

“Feliz é o povo recifense, que pode homenagear Ariano Suassuna e Chico Science em um ano e no outro ter gente tão grandiosa quanto para consagrar”, afirmou. O Galo foi fundado em 1978, por um grupo de amigos e famílias. Desde então, as ruas do bairro de São José, Centro do Recife, nunca mais foram as mesmas. A agremiação é reconhecida como o maior bloco carnavalesco do mundo, reunindo em um só dia até 2 milhões de pessoas. O desfile também serviu de inspiração para carnavais de outros Estados e países, como o Galinho da Madrugada, em Brasília, o Galo do Porto, em Porto Alegre e o Galo na Neve, realizado na cidade de Trois-Rivières, Canadá. 

Essa é a primeira vez que o bloco presta tributo a Alceu, mas o baluarte do frevo ressalta a relação antiga que tem com a agremiação. “Conheci o Galo no bairro de São José, antes de ele se transformar no maior do planeta. Ele é a expressão singular e múltipla de uma festa que reúne muitos gêneros musicais atemporais da nossa terra. As oito horas viram oito minutos quando estou em cima do trio”, declarou. 

Jota Michiles iniciou sua trajetória musical em plena Jovem Guarda. O recifense tem composições gravadas por artistas de todo Brasil. Entre elas, Recife Nagô, interpretada por Maria Bethânia e Saudando o Brasil, cantada por Daniela Mercury. 

“É motivo de orgulho pra mim ser lembrado pelo Galo, uma homenagem planetária, o mundo inteiro estará ligado no desfile e em Jota Michiles. O frevo é ritmo binário mais eletrizante da MPB. É bom demais, bom demais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)