Apac alerta sobre chuvas moderadas a fortes a partir desta tarde

Antônio Assis
0
Patrícia Fonseca
Diário de Pernambuco

Chuvas com intensidade moderada a forte devem atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as Zonas da Mata Norte e Sul a partir da tarde desta terça-feira. O aviso hidrometeorológico foi dado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) na manhã de hoje. Em nota, a agência acrescenta que a população das cidades devem seguir as orientações da Defesa Civil.

De acordo com o boletim de previsão do tempo, as precipitações mais fortes, acima dos 30 mm, estão previstas para continuar à noite e ao longo de toda a quarta-feira. Os moradores de áreas de risco - áreas de morro ou próximas a pontos de alagamento devem ficar atentos aos avisos e procurarem se abrigar em locais seguros. Em caso de necessidade, pedidos para colocação de lonas plásticas, solicitação de vistorias ou outro tipo de comunicação, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24h e a ligação é gratuita.

Segundo o meteorologista Roberto Pereira, as chuvas são esperadas, uma vez que de abril a julho Agreste, RMR e Matas estão na chamada quadra chuvosa, quando geralmente são acumulados 60% do volume de água previsto para o ano inteiro, coincidindo, nos meses de junho e julho, com o período de inverno. Ainda de acordo com o meteorologista da Apac, para todo o mês de junho é esperado um acumulado de 338 mm para a Região Metropolitana do Recife, de 226 para as Zonas da Mata, de 114 mm para o Agreste e de apenas 30 mm para o Sertão, que atravessa período de forte estiagem.

As chuvas que atingiram o Grande Recife no final de maio e início de junho deste ano já deixaram um saldo trágico de sete pessoas mortas no Recife e em Olinda, alagamentos, prejuízos, transtornos. "No último episódio, de três a sete de junho, Ipojuca chegou a atingir os 103,8 mm no dia cinco; Paulista 40 mm no dia quatro; Recife 36 mm no mesmo dia e Olinda 60 mm no dia três", detalhou Pereira. Poucos dias antes, entre 29 e 30 de maio, a RMR também foi atingida por chuvas fortes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)