BRT: impasses travam terminais

Antônio Assis
0
Luiz Filipe Freire e Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambuco

Outras melhorias prometidas para a mobilidade dos moradores da Região Metropolitana também seguem travadas. Duas delas, os terminais integrados (TI) da III e IV Perimetrais, são ligadas, inclusive, ao Leste-Oeste. Os equipamentos ficam na avenida Caxangá e, segundo a Secid, estão com obras paradas pela mesma razão que afeta as intervenções no corredor.

São estruturas sem uso e com risco de estragar. Fora do Leste-Oeste, no bairro da Estância, também no Recife, o TI Santa Luzia é outro que já tem os sinais de desgaste deixados pelo tempo,
por pichadores e por quem joga lixo. Diferentemente dos outros, o equipamento já está pronto há meses e nunca foi entregue. Conforme a Secid, faltam ajustes sugeridos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para a operação, o que deve ser resolvido até este mês.

O de Joana Bezerra também está com o prédio pronto, mas ainda não pode ser utilizado pelas 67 mil pessoas esperadas para o equipamento. O terminal que existe hoje funciona de maneira improvisada ao lado da estação de metrô. O entrave para a entrega do novo é a abertura de uma alça viária.

A gestão estadual esclareceu que está no processo de contratação emergencial do serviço, que terá prazo de 60 dias. Os que estão em vias de serem inaugurados mais brevemente são os de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e Abreu e Lima. O primeiro foi entregue oficialmente ao Grande Recife Consórcio, que vai geri-lo, no último dia 26, com abertura prevista para o dia
seguinte. O ato acabou adiado até que fossem decididos detalhes da sinalização externa e demandas necessárias à operação.

Já o segundo “deve ser entregue até abril de 2016” após um período de obras paradas. A Secid informou que o atraso foi decorrente de um “problema financeiro interno” do consórcio construtor.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)